MANTENHA A CALMA E SIGA EM FRENTE

Milhões de cópias do cartaz “Keep Calm and Carry On” foram impressas, nas vésperas da II Guerra Mundial, mas nunca exibidas.
“Keep Calm and Carry On”, era um dos três cartazes produzidos em 1939 pelo Ministério da Defesa do Governo Britânico, com intuito de influenciar positivamente a população no início da Segunda Guerra Mundial. Dois milhões e meio de cópias de "Mantenha a calma" foram impressas para serem distribuídas em caso de catástrofe nacional, mas permaneceram armazenadas durante a guerra.
Os cartazes retratavam a coroa do rei George VI, sobre um fundo vermelho e três slogans: “Freedom is in Peril”, “Your Courage, Your Cheerfulness, Your Resolution Will Bring Us Victory” e “Keep Calm and Carry On”. Este último, encontrado por Stuart Manley, tornou-se um ícone no século 21.

Stuart_Manley_with_the_poster_283375583

Stuart Manley é o livreiro da Barter Books, um sebo situado na cidade de Alnwick, na Inglaterra, que encontrou um exemplar do pôster “Keep Calm and Carry On”. Ele estava dobrado em uma caixa de livros comprada em um leilão no ano de 2000. Sabe-se que existem sete cartazes originais em boas condições, seis no Museu Imperial da Guerra, e um na Barter Books.

20091109-IMG_9627 (1)

O Sr. Manley e sua esposa Mary, gostaram tanto do cartaz que resolveram emordura-lo e coloca-lo na loja. Depois disso, muitas pessoas quiseram adquiri-lo, por este motivo resolveram fazer algumas cópias. As vendas permaneceram modestas até 2005, quando foi sugerido como idéia de presente de Natal em um suplemento de jornal (The Guardian). De lá pra cá tornou-se um sucesso de vendas com mais de 40.000 cópias vendidas.

Fotos da loja Barter Books:

small_Img00003

_48230489_dsc_0007

20091109-IMG_9579

Como o Copyright de peças artísticas, criadas pelo governo britânico, expira depois de 50 anos, a imagem agora está sob domínio público e pode ser copiada e distribuída livremente.

Uma mensagem “zen” que pode ser colocada em qualquer ambiente.

407753261v10_480x480_Front

Reproduzi quatro exemplares em cores diferentes no tamanho A3 com o logo do blog Gosto por Bom Gosto. Caso tenha interesse em ter uma cópia é só entrar em contato que envio o arquivo (jpg em alta resolução) por e-mail.


Keep Calm Laranja_PKeep Calm Roxo_PKeep Calm Azul_PKeep Calm Vermelho_P   
il_fullxfull.91921560

Resgatado da obscuridade depois de 70 anos, o apelo à calma passou ao status de cult e está impresso em inúmeros objetos, veja alguns exemplos:

6a00e54ecc66978833010537236b8e970b-500wi230719442
    716121f9d25ded6e_il_430xN.79734003_1_.xlarge     file_83  keep-calm-and-carry-on-canvas-print-806-p    keep-calm-and-carry-on-vector-women     
Além de muitas “paródias” também:
_Keep_Calm_and_Carry_On_Bag

Free_Thanksgiving_version_Keep_Calm_and_Carry_On_printable

keepcalm

7 comentários:

SONIA DE SÁ disse...

ALÔ! HELÔ,
Muito divertida as paródias e
muita criatividade.
Gostei muito do post.
bjs
SONIA DE SÁ do blog:
quartosdebebebysoniadesa.blogspot.
com

Yara Nascimento disse...

Muita criatividade mesmo.
Se vc´puder enviar o arquivo eu gostaria de ter um pra imprimir.
Gostei do vermelho e do laranja.
Qualquer um dos dois me agrada muito.
Obrigada.
nascimentodj@terra.com.br

Andanhos disse...

Adorei o post e de modo especial as fotos da Barter Books. Fiquei com vontade de conhecer essa loja, que parece ser um charme.
Beijos.

Cristina Valluy disse...

Oi Helo, acabei de ver o post e achei interessante a história do famoso pôster. Fazem anos que via o pôster pela internet e desconhecia sua origem, só sabia que o copyright tinha caído.

Obrigada pela dica...

Beijos

Julia Raquel disse...

Olá...que bom que achei o seu blog! sempre quis essa imagem pra imprimir, mas copiar da internet perde mto a resolução e nao fica bom.
se vc puder me mandar o vermelho e o roxo agradeço muitissimo! envie para jrsmangueira@gmail.com.
brigadão!!
beijos,
julia

Karen Saluotto Consultoria de Imagem e Estilo disse...

Helô, só passei aqui pra deixar um adendo. Ontem fui assistir "O Discurso do Rei", justamente por todas as dificuldades que o rei George VI tinha, e teve, durante sua trajetória até o trono. Nenhum dos cartazes aparecem no filme, apenas um GOD SAVE THE KING, em branco e preto, mas com grande alusão ao KEEP CALM AND CARRY ON. Achei legal postar aqui!

Anônimo disse...

Achei muito legal, manda pra mim os cartazes please....
isadrenalina@yahoo.com.br