AS IRMÃS TIBA

tiba4

Uma luta se trava entre desejos, sonhos e devaneios de um lado, e as inconstâncias, as fragilidades e as limitações técnicas que a argila nos impõe. Ao ceder a própria vontade à natureza ardil da argila, partimos para a descoberta de um ponto de equilíbrio, mutante e presente em cada instante de criação.

Ser flexível, deixar-se moldar, perfurar, imprimir marcas, acolher o gesto momentâneo, espontâneo ou intuitivo, são infinitas possibilidades de ser receptiva, de ser argila… E entrar em sintonia com ela.

Tebineri é uma técnica tradicional japonesa onde as peças de cerâmica são erguidas somente com as mãos, sem a presença do torno elétrico. Com isto, obtém-se um resultado diferenciado: a presença de espírito do artista e a peça tornam-se uno.

Há mais de dez anos esta técnica vem sendo utilizada pelas irmãs Adriana e Luciana Tiba. Na constante pesquisa sobre esmaltação com cinzas e outros materiais orgânicos e atóxicos, as peças adquirem uma textura e uma identidade própria.

São painéis, vasos, bijouterias, mosaicos, utilitários resistentes ao microondas, ao forno a gás de cozinha, às intempéries e ao dia-a dia, recipientes para arranjos, peças decorativas e  intervenções arquitetônicas, queimados em forno elétrico de alta temperatura, dotados da mais alta qualidade e durabilidade.

Tiba3

Aprecio muito o trabalho das meninas. Este texto e imagens são do site Cerâmica Tiba.

Nenhum comentário: