Quem nunca teve uma sandálias da marca
Havaianas? Lendo o blog Brasileirinho extraí algumas curiosidades a respeito deste calçado que chama minha atenção pelas campanhas de marketing.
Em 14 de junho de 1962 foram lançadas as sandálias brasileiras feitas de borracha. A idéia para o produto foi inspirada nas Zori, sandálias japonesas feitas de palha de arroz ou madeira lascada e que são usadas com os kimonos.
O grande público das Havaianas foi, durante trinta anos, uma classe financeiramente desfavorecida que a comprava em mercados de bairro. Assim, as Havaianas ficaram conhecidas como “chinelo de pobre”.
Tentando mudar esta idéia, a companhia lança em 1994 o modelo Havaianas Top, com cores fortes e calcanhar mais alto, dando a idéia de que pertencia a um público de classe mais alta.
Em 2003, todas as modelos do estilista Jean-Paul Gaultier desfilaram com Havaianas nos pés.
Outro fator que culminou no sucesso da marca no exterior foi quando, em 2003, foram produzidos modelos sofisticados com os cristais austríacos Swarovski, para os indicados ao Oscar e colocados em embalagens especiais com o nome de cada um imitando a tradicional Calçada da Fama.
Cerca de 160 milhões de sandálias são vendidas anualmente no mundo todo.
Em média dois, em cada três brasileiros, consomem pelo menos um par de Havaianas por ano.
2,2 bilhões de pares de Havaianas já foram fabricados e vendidos. Colocando em linha reta os pares de tamanho 37, é possível dar 50 voltas na Terra.